A RESEX Pirajubaé localiza-se na região sul da Ilha de Santa Catarina e compreende 1.712,08 hectares de ecossistemas marinhos e manguezais do estuário do Rio Tavares. O recurso principal do extrativismo é o berbigão (Anomaliocardia brasiliana), um molusco bivalve que habita os bancos de areia existentes na área da RESEX. A avifauna é composta principalmente por espécies limícolas, costeiras, e de manguezais.
A Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé foi criada em 20 de maio de 1992 pelo Decreto Federal nº 533, sendo a primeira RESEX Marinha criada no Brasil.
A RESEX Marinha do Pirajubaé localiza-se em área urbana. A unidade não dispõe de alojamentos e nem centro de visitantes. A unidade ainda não possui um programa de visitação estruturado, mas a unidade possui interesse na visitação turística e estimula a observação de aves, seja por terra ou embarcado. A equipe da unidade está organizando uma lista de espécies de aves e pode mediar passeios com os extrativistas da RESEX. Contatos podem ser feitos na sede da Unidade localizada no bairro da Costeira do Pirajubaé, na Rua Joao Cancio Jaques 1375 ou pelo telefone 48-33892746.
Spínola, J. L. 2011. Participação e Deliberação da RESEX Marinha do Pirajubaé (SC). Tese Doutorado. Universidade Federal do Paraná, UFPR, 207 p.